Já conheces o eBook que o Palco Principal está a oferecer? Descarrega-o aqui!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gabriela Mendes
Estilo musical: COLADEIRA
País, cidade: CABO VERDE, Mindelo
Editora: Casa da Morna
Elementos:
Tchenta - Teclado
Samu - Cavaquinho
Ze Paris - Baixo eléctrico
Marc - Bateria
Sub-Estilos: Acoustic
Membro desde: 2009-03-20

GABRIELA MENDES

A voz autêntica de Cabo Verde

Re-edi
ção do CD "TRADICÃO" em 2007:
EDICÃO COLLECTOR, incluído no CD: tema bonus inédito em francês "TRADITION", adaptação de Téofilo Chantre.

Gabriela Mendes nasceu a 28 de Setembro de 1973 em São Vicente no seio de uma família simples, o pai natural da ilha da Boavista foi obrigado a emigrar para o estrangeiro para trabalhar para a família e a mãe natural da ilha de S.Nicolau cuidava dos filhos em casa.
Desde pequena Gabriela esteve em contacto com a música tanto pelo pai que tocava guitarra como pela mãe que cantava nas festas religiosas. Vários músicos como o Malaquias vinham regularmente ensaiar em casa e Gabriela observava, adorava ver a mãe cantar e a admirava bastante.
Na infância Gabriela sentia muito a ausência do pai, escrevia-lhe cartas e algumas vezes escutando mornas, na rádio juntamente com a mãe chorava de saudades e ansiava pelo seu regresso.
Originaria de um família católica aos 6 anos Gabriela entra na Escola Salesiana onde faz parte do grupo coral com o acompanhamento do Padre Cristiano. Este pelos seus conhecimentos musicais e pelo seu grande empenho foi uma presença marcante para Gabriela originando assim uma forte paixão para o canto.
Mais tarde aos 15 anos e já solista do grupo coral da paróquia de Nossa Senhora da Luz em São Vicente, Gabriela lembra-se da sua primeira frustração: "A vinda do Papa João Paulo II a São Vicente, eu tinha preparado o salmo durante quase 2 meses, a missa seria celebrada no estádio de futebol perante 50.000 pessoas e na véspera constipei-me e subitamente fiquei sem voz.".
Aos 17 anos Gabriela viaja um pouco pelo mundo (Suécia, Estados Unidos, Costa Rica, etc.) e pela primeira vez conhece o significado da palavra "Sodade". Longe da terra e da sua gente mas com o sonho de conhecer novos horizontes ela regressa 2 anos mais tarde ao país mas aprendeu a valorizar melhor e a amar a sua terra natal.
Em 1997 Gabriela parte à ilha do Fogo, uma ilha onde os costumes e festas tradicionais estão ainda bem presentes. Ai ela se encontra um pouco com a solidão, a cidade é calma ...
Isto leva-a a reflectir e estando mais em contacto com a natureza da ilha que é ao mesmo tempo mística e cativante, ela pode analisar melhor o seu interior, ver e compreender melhor o que se passava à sua volta e sentindo a necessidade de se exprimir, a musica foi a única forma que ela encontrou para se libertar das suas interrogações e ansiedades. Assim ela começa a escrever poemas e a frequentar as noites de "tocatina" e pedia aos músicos para a deixar participar. Foi assim que Gabriela descobre o prazer de cantar mornas e coladeiras, de partilhar emoções com o publico e "quando chegava à casa sentia-me mais rica".
Mais tarde eram os mesmos músicos que a convidavam para cantar nas "tocatinas" que se passava de bar em bar durante toda a noite.
Em 1998 aquando do concerto da cantora Cesária Évora na ilha do Fogo, Gabriela maravilhada pelo espectáculo decide seguir o seu desejo de ser cantora e entra em contacto com o musico Bau pedindo para este lhe ajudar a trabalhar a sua voz e para a deixar participar em alguns concertos seus.
O musico aceita e de regresso a São Vicente Gabriela canta em todos os bares e restaurantes da ilha e posteriormente participa nos festivais de musica do pais e no estrangeiro.

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

  

 
 
Entra com os teus dados para comentares! Ainda não estás registado no Palco Principal? Regista-te aqui!
ROSANA ALVES
12.04.2013
0
 
Oiiii!!! Legal as suas músicas!! Sonhando e cantando sempre! Te desejo mto sucesso. Abraços
Luckzen
27.03.2013
0
 
Luckzen atualizou suas musicas ,musicas que sairão no seu CD de estreia,se tiver um tempinho por favor confira,salve !
Paietada Bass
26.04.2011
0
 
Min crê ser amigo de bôs amigo!!!!
Olá Gabriela!
Adoro tua musica.
DUOAVESSO
06.08.2009
0
 
Pode não ser a tua onda, mas passa pelo nosso palco para ouvir "Sing it Back" obrigado!
Carina Guilherme
04.05.2009
0
 
Ka bu perdi bo tradição! Ka bu pára!

Anterior12Próxima
 
 
 
Ajax_loader_blue_big

A carregar as músicas do artista